Saiba aqui o que fazer para desentupir o nariz.

Nada mais irritante e desconfortável do que se deparar com o nariz entupido. Veja neste artigo como desentupir o nariz usando métodos simples.

Saiba como desentupir o nariz

A melhor forma de desentupir o nariz é utilizando métodos naturais que não prejudicam a saúde e que são fácies de serem executados.

Aprenda aqui 3 técnicas naturais de como desentupir o nariz em casos de alergias, gripes e sinusite.

1) Lavagem nasal

Esta é uma técnica simples e muito fácil de ser executada, veja como desentupir o nariz com a lavagem nasal.

Preparando a solução para a lavagem:

  • 200 ml de água em temperatura ambiente.
  • 1 colher de café de sal.
  • Misture esses ingredientes dentro de um bule.

Como aplicar a solução:

  • Coloque o bico do bule na narina que estiver entupida.
  • Incline seu tronco um pouco para frente e gire a cabeça para o lado do bule.
  • A água deve entrar por uma narina e sair pela outra, usando apenas a força da gravidade.
  • Deixe a água sair completamente, sem assoar o nariz.

Importante: Esta técnica não é recomendada para quem apresenta um quadro crônico de sinusite.

2) Massagem descongestionante

Este método é bastante simples e fácil de ser aplicado, veja aqui o passo a passo da massagem:

  • Massageie com os dedos indicadores a área localizada pouco abaixo e ao lado das narinas.
  • Pressione o local com força moderada por aproximadamente 60 segundos.
  • Alivie a região e repita a massagem a cada 3 minutos, até que as narinas estejam desentupidas.

3) Osteopatia

A técnica da osteopatia também é simples e muito eficaz, veja como proceder:

  • A técnica da osteopatia faz com que um osso localizado na passagem do nariz para a boca se movimente, auxiliando a desentupir o nariz em menos de um minuto.
  • Pressione a língua no céu da boca com força, ao mesmo tempo pressione com os dedos as sobrancelhas

Como desentupir o nariz de bebês e crianças

Faça a seguinte solução para auxiliar a respiração das crianças e bebes:

  • 1 xícara de chá de água morna.
  • Adicione ½ colher de sal.
  • Mexa até dissolver bem.

Em seguida pingue uma ou duas gotas da solução nas narinas do bebê e/ou criança. Faça uma leve massagem próximo das narinas. Depois limpe o nariz do bebê com um lenço de papel.

Você também pode fazer este procedimento com soro fisiológico.

Fabiana Batista Santos


Todo o cuidado com a saúde é primordial, principalmente nos primeiros anos de vida e mais adiante, durante a adolescência ou a fase adulta. Adotar hábitos saudáveis pode diminuir problemas na chamada terceira idade, estágio em que alguns riscos aumentam tanto quanto crescem os valores dos planos de saúde (para aqueles que optam pelo serviço).

Muitas pessoas se preocupam em correr para manter a forma física ou simplesmente ativar corretamente a circulação sanguínea, entre outros fatores. Não é todo mundo, porém, que se atenta aos pés e seu calçado ideal. O dia-a-dia de trabalho e pouco descanso sujeitam mulheres a utilizar sapatos de bico fino ou de salto alto e os homens, por sua vez, sapatos apertados com meias inadequadas.

O ideal para qualquer pessoa é a utilização de um sapato que não comprima os pés e nem cause bolhas, calos, além de problemas mais severos, como dores na coluna e deformidade na ponta dos dedos. Uma boa sugestão para evitar impasses à saúde é o calçado anti-estresse desenvolvido pela BINNE Comfort, atualmente com lojas espalhadas em João Pessoa, na Paraíba, e também na Grande São Paulo. Completam o cardápio de sugestões a linha de meias especiais.

A BINNE indica que o cidadão deve procurar calçados feitos à base de couro, uma vez que esse material colabora na transpiração dos pés. Além disso, ressalta, as pessoas precisam estar atentas a um sapato que se adapte aos dedos.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Assessoria de Imprensa


O pelo encravado, que é uma foliculite, deixa a pele feia, com bolinhas vermelhas e, às vezes, com uma pontinha branca, de pus. Ele afeta tanto homens quanto mulheres, e geralmente aparece nos lugares em que há mais pelos. Portanto, nos homens, o local mais propício é na barba, enquanto nas mulheres, é na virilha.

A foliculite acontece quando o pelo tenta sair para a superfície da pele e não consegue, ou quando ele sai, entra novamente. Se bactérias entrarem no local em que o pelo está nascendo, ele inflama e causa as feridas.

Para não sofrer desse mal, atente-se às dicas:

  • Lave a região a ser depilada com água morna usando sabonete antiséptico e a massageie em movimentos circulares;
  • Tente usar lâmina de depilação ou de barbear apenas uma vez. Se não for possível, lave-a bem após o uso;
  • Após o barbear, aplique compressas frescas no rosto e utilize produtos feitos de ácido glicólico;
  • Se mesmo após esses cuidados seu pelo encravou, suspenda a depilação na primeira semana, lave a região, massageando-a com uma escova de dentes ou uma toalha macia até que o pelo saia. No entanto, se a infecção continuar, procure um dermatologista. 

Por Flávia Yoshitani


Depois de um dia cansativo de trabalho, você chega em casa, come algo e, finalmente, chega o momento tão esperado: é hora de dormir! Mas você vira de um lado para o outro e nada do sono chegar. O corpo cansado e a cabeça a mil fazem com que muitas pessoas tenham problemas para dormir, o que pode causar alguns males à saúde, como obesidade, problemas cardíacos e falta de memória.

As pessoas devem dormir, no mínimo, seis horas diárias para que a mente e o corpo possam descansar. Para tanto, especialistas apontam algumas dicas importantes para quem tem insônia: o esporte deve ser praticado, porém, três horas antes de ir para a cama, deve-se comer alimentos leves, ouvir músicas relaxantes e ler um livro que não seja muito complexo. E o mais importante: tente esquecer todos os problemas cotidianos, pois é a mente que não vai deixar o corpo relaxar.

Por Flávia Yoshitani 


As dores na coluna costumam incomodar a vida de muitas pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população mundial sofre ou sofrerá de dores nessa região do corpo.

Mas com atitudes simples, a maioria dessas dores pode ser evitada ou amenizada. Confira a seguir dicas de especialistas para combater dores na coluna:

  • Procure administrar melhor seu tempo, assim você evita realizar todas as tarefas que deveriam ser feitas em uma semana em um só dia;
  • Após uma hora em que estiver fazendo alguma atividade, realize pequenas pausas de pelo menos 30 minutos.
  • Se for preciso pegar alguma coisa pesada que estiver no chão, procure manter a coluna ereta, flexionando os joelhos e contraindo o abdômen para proteger a coluna;
  • Se for lavar muita louça, coloque um calço no chão para apoiar uma perna. Ele deve ter a altura de uma caixa de sapato. A cada cinco ou dez minutos troque o lado que estiver apoiado.
  • Quando for varrer o chão, mantenha o tronco ereto, verifique se o cabo da vassoura permita que fique nesta posição.
  • Quando for passar roupa, ajuste a tábua de passar entre a linha da bacia e do umbigo. O calço também pode ser usado para apoiar uma das pernas, da mesma forma que foi feito para lavar a louça.

Por Selma Isis

Fonte: Felipe Nicodemos Semman- fisioterapeuta


Estamos no verão, uma estação marcada pelas altas temperaturas, e costuma ser a época do ano em que os pés ficam mais à mostra, em sandálias e chinelos. No entanto, existem alguns cuidados importantes que você deve ter com seus pés para não fazer feio na praia ou piscina:

  • Após o banho, lave e seque muito bem os pés, todos os dias;
  • Antes de dormir, passe um creme hidratante à base de uréia ou ácido salicílico para que os pés fiquem macios. Isso também diminui as áreas de pele grossa, chamadas de hiperqueratose;
  • Para prevenir cãibras e dores musculares, faça uma massagem nos pés no fim do dia. Ela ajuda a melhorar a circulação e a reduzir dores. Depois da massagem, deixe as pernas para cima durante alguns minutos para relaxar;
  • Os pés podem ser esfoliados com lixa fina ou sabonetes esfoliantes, uma vez por semana;
  • Procure manter os pés sempre secos durante o calor, para evitar o desenvolvimento de micoses comuns no calor.

Por Selma Isis

Fonte: Fabio Ravaglia- médico cirurgião ortopédico


Toda criança por volta de seus 7 anos de idade inicia a fase das chamadas "janelinhas". Isso acontece quando os dentes perdem sua raiz, ficam moles e depois caem, são os chamados dentes de leite. É uma fase muito natural, porém algumas crianças por curiosidade ou impaciência própria os por influencia dos pais acaba forçando o dente a cair antes do tempo natural dele. Esse forçar pode vir a atrapalhar o dente permanente que irá nascer sem seguida. Apenas em casos de muita resistência do dente é recomendado que se procure um dentista pra que a remoção do dente seja feita corretamente sem causar dor para as crianças.

O que fazer? O dente caiu e começou a sair muito sangue. Basta estancar o sangramento com um pedaço limpo de algodão ou gaze embebido em água fria. Caso seja muito persistente procure um dentista.

Por Milena Evelyn


Enquanto no estado de Alagoas não para de chover, em São Paulo e no interior faz muito tempo que não chove e o tempo ceco traz problemas respiratórios para adultos e crianças.

Para aliviar o mal estar tem algumas dicas importantes. Colocar uma bacia com água nos quartos ajuda a umedecer o ar. Pingar soro fisiológico ou solução nasal três vezes ao dia ajuda a respirar melhor.

Para a garganta não ficar seca é preciso beber muita água para evitar ataques de alergia. Outra dica é pegar um pano e umedecer bem e depois colocar na cabeceira da cama antes de dormir.

Por LB.


Com o clima mais seco, quem tem problemas respiratórios sofre com o nariz entupido. A escolha certa para sair do sufoco nessas horas são as soluções à base de cloreto de sódio, que lubrificam a mucosa nasal e desobstruem a passagem de ar sem risco para a saúde.

Os medicamentos com as substâncias vasoconstritoras (como nafazolina e oximetazolina) aliviam o incômodo, mas não devem ser usadas por mais de quatro dias seguidos, pois podem provocar dependência e agravam quadros de rinite, por exemplo.

Uma boa saída caseira para descongestionar é adicionar uma colher de chá rasa de sal e outra de bicarbonato de sódio em 1 litro de água fervida e pingar um conta-gotas em cada narina, três vezes por dia. A mistura dura 24 horas. Depois desse tempo, é melhor refazê-la.

Por Danielle Batista

Fonte: consciencia.net





CONTINUE NAVEGANDO: