Confira aqui algumas dicas do que fazer de Decoração de Natal em sua casa.

O Natal é um momento mágico. A noite reúne amigos, familiares e comidas maravilhosas em um só lugar, além de trazer experiências e recordações mais que especiais. No entanto, a organização da Ceia de Natal pode ser motivo de grande preocupação, pois os preparativos vão além da boa culinária. Após decorar a árvore, escolher os presentes e decidir o que servir, é hora de caprichar na ornamentação do ambiente.

Muitas dúvidas podem surgir a respeito do assunto, mas acredite, dá para fazer bonito gastando quase nada. Você pode transformar objetos que você não utiliza mais em verdadeiras obras de arte, mesmo não tendo muitas habilidades artesanais. Feltro, eva, taças, garrafas e tecidos podem virar belos objetos decorativos. Confira agora dicas de decoração incríveis e de fácil execução.

Arte na garrafa de vidro

A garrafa de vidro é quase um coringa da decoração de mesas. Ela pode ser usada de mil e uma formas, serve para todo tipo de evento, é um objeto fácil de encontrar, além de ter um baixo custo. Aquela garrafinha sem graça pode roubar a atenção dos convidados depois de decorada e você ainda ajuda a preservar o meio ambiente. Mas, muita atenção ao aviso: Há um grande risco de algum convidado pedir para levar a peça para casa no final da confraternização.

Você vai precisar de garrafa de vidro,Jateado, fita adesiva preta, mangueira de LED ou pisca-pisca comum, tinta preta, tesoura e pincel boleador.

Modo de Fazer: Aplique o Jateado sobre toda a superfície externa da garrafa para dar efeito fosco ao vidro. Após a secagem do produto, você pode recortar pequenas figuras de fita adesiva e brincar de montar imagens na superfície da garrafa. Você pode cortar à mão livre ou imprimir moldes de figuras na internet para ajudar a marcar o recorte. Com a tinta preta, pinte pequenas bolas na superfície da garrafa com a ajuda do pincel boleador. Por último coloque o pisca-pisca ou fita de LED no interior da garrafa e deixe ligado sobre a mesa, fora do alcance de crianças e mantendo em fonte de energia segura.

Árvore de Balas

Você vai precisar de balas, cone de papel rígido e fita adesiva.

Modo de fazer: Cole as balas com fita adesiva no cone, até que toda a superfície esteja coberta. Utilize como enfeite de mesa ou como lembrancinha para os convidados. Você também pode substituir o cone de papel por uma garrafinha pequena de vidro ou PET. Acompanhe o link a seguir e aprenda diversas formas de fazer a árvore de balas. https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/arvore-de-natal-de-balas/

Guirlanda de doces

Você vai precisar de: Um cabide de ferro usado, doces de sua preferência e fita adesiva.

Modo de Fazer: Amasse o cabide até obter um círculo com gancho. prenda os doces no círculo com fita adesiva e pendure no local que deseja decorar. Você também pode utilizar ramos e flores para deixar a guirlanda de doces ainda mais charmosa. O cabide pode ser substituído por arame, galho de goiabeira verde ou outro material de sua escolha.

Com um pouquinho mais de dinheiro, dá para fazer uma maravilhosa guirlanda de bombons.

Enfeites com taças de vidro

As taças de vidro trazem bastante requinte ao ambiente e na mesa de natal não é diferente. Por si só, as taças de vidro conseguem dar um toque especial em diferentes locais, mas combinadas a outros enfeites, elas se tornam um verdadeiro luxo.

Para esse enfeite, você vai precisar de taças de vidro, ramos e flores naturais ou artificiais e vela do tamanho e cor de sua preferência.

Modo de fazer: Coloque as taças sobre a mesa, viradas de cabeça para baixo. Coloque ramos ou flores no interior da taças e fixe a vela sobre a base. Durante o jantar, acenda as velas e aproveite a delicadeza dessa combinação. Essa e outras ideias podem ser encontradas no link: https://casaefesta.com/decoracao-da-mesa-de-natal-25-ideias-para-voce-se-inspirar/

Boneco de neve com bolinhas de isopor

Bonequinhos de neve remetem ao frescor do Natal. Eles podem adquirir tamanhos diferentes e podem ser usados para decoração da mesa ou da árvore de Natal. Para a confecção do bonequinho de neve, você vai precisar de duas bolinhas de isopor, cola para isopor, tecido velho ou feltro.

Modo de fazer: Cole as bolinhas, uma sobre a outra para formar o corpo e a cabecinha do boneco. Com o tecido, faça um pequeno gorro e um cachecol e fixe na peça. Com a ajuda da caneta piloto ou hidrocor, dê um rostinho bem meigo ao bonequinho. Para enfeite de mesa, é preciso cortar a parte inferior da peça para que fique reta e não caia. Para enfeitar a árvore, as bolinhas precisam ser menores e você pode fixar um barbante na cabecinha do boneco para pendurar.

Diversos modelos de bonecos de neve podem ser encontrados no link a seguir http://www.artesanatoereciclagem.com.br/2061-como-fazer-boneco-de-neve-passo-passo-e-modelos.html

Kátia Elaini Pereira da Silva


Ainda falta um certo tempo para as festas de fim de ano, mas todo mundo sabe o trabalho que dá organizar tudo. Por isso nunca é cedo demais para começar a planejar.

A melhor época do comércio nacional é também a mais turbulenta para os brasileiros, nesta época há a expectativa de reunir toda a família, por isso todos querem deixar a casa o mais acolhedora possível.

Durante o natal a casa segue a decoração tradicional com as cores vermelho e dourado, o momento pede por tradição. Mas após o natal o clima muda completamente, e a decoração da casa costuma mudar junto.

A grande expectativa passa a ser a chegada do novo ano, com esperanças de mudanças, novos caminhos, e talvez um novo emprego. A data passa a representar um clima totalmente enérgico, o que permite uma decoração totalmente diferente e com novas cores.

Embora o branco seja queridinho da virada do ano, a decoração não precisa ficar presa nele. O brasileiro está cada vez mais preocupado com a combinação de cores e a harmonia delas, prova disso é que o mercado de tintas está em plena expansão.

Se a intenção for realmente sair do branco, há diversas cores que podem ser usadas para o substituir, isso vai depender do gosto individual e o que se deseja passar para os convidados. Cada cor possui aquilo que chamamos de “cor complementar”, sendo uma espécie de cores que combinam quando associadas, e são capazes de transmitir uma harmonia visual. Uma boa aposta para a decoração de ano novo talvez seja aplicar esse recurso. Você pode conferir dicas de combinações com cores complementares em ambientes clicando aqui.

Em geral as cores mais usadas nesta data são o amarelo, que é associado à riqueza, poder. Dourado é uma variação.

O verde também pode ser usado passando a sensação de esperança para o novo ano, além de transmitir virilidade. O salmão é associado à felicidade, e pode dar um toque acolhedor. Por fim temos o prateado, ligado a novidades, novas tecnologias e ao moderno; certamente traduz o sentimento do ano novo.

Mas não deixe a decoração se basear somente em cores, objetos dos mais diversos podem ser incorporados à decoração. Usar rendas para cobrir a mesa pode deixar o ambiente desde descolado a sofisticado.

Usar gliter colado em galhos finos e distribuir pela casa pode dar aquele toque diferente. Além disso, usar relógios antigos e modernos pode ser uma boa sacada, e não esquecendo das tradicionais velas, que podem ser colocadas dentro de copos de vidro por exemplo.

Enfim, o mais importante em qualquer decoração é transmitir uma mensagem, a sua mensagem. Pense no que quer transmitir na data e no perfil dos seus convidados, de nada servirá a mais bela decoração se não estiver em harmonia com o anfitrião.

Por Fhilipe Pelájjio


Já é sabido que as cores podem influenciar no estado de espírito das pessoas. Então que tal aproveitar as cores e melhorar o seu local de trabalho?

Se você trabalha em locais que exigem concentração, invista no amarelo, que estimula a reflexão.

Se você busca passar tranquilidade utilize o verde nas decoração, principalmente o verde claro.

Se preferir passar credibilidade ao local ou ao serviço prestado, vá de azul, porém lembre-se que o azul escuro passa a sensação de frieza.

Use o laranja se quiser aumentar a vitalidade do ambiente.

Se você não for o responsável pela decoração do seu ambiente de trabalho (como as cores dos móveis e paredes), utilize as cores nos seus pequenos objetos, como porta-retratos, porta canetas, capa de agendas. Respeitando a política interna da sua empresa.

Por Fernanda Peixoto


Algo que chegou com força total no mercado de decoração e a cada dia que passa conquista mais e mais adeptos é a aplicação de adesivos nas paredes.

Basta pintar uma parede, escolher um adesivo na infinidade dispostas em mostruários e sites, chamar um profissional para aplicar ou aventurar-se na aplicação sozinho mesmo, que pronto! Modifica totalmente a cara e a atmosfera do ambiente.

Na internet o adesivo se multiplicou e está por todos os lugares, basta escolher o modelo, o tamanho e a cor. Encomendar e esperar por três dias úteis até chegue em casa. Tem desde adesivos com temas musicais até mesmo com animais e abstratos. As gráficas estão correndo atrás deste nicho do mercado para atender a clientela. Mais uma peça de decoração Boa, bonita e barata.


Quando vamos pendurar o quadro na parede sempre surge aquela dúvida da altura correta para pendurá-lo. 

No geral, os quadros devem estar posicionados na altura dos olhos. Importante respeitar a distância mínima do centro do quadro ao chão, que deve ser cerca de 1,60m.

Caso queira pendurá-lo sobre a cama, deve ser posicionado a, pelo menos, 60 cm do colchão ou a 20 cm da cabeceira.

Sobre os sofás o ideal é que o quadro se posicione na altura dos olhos e, no mínimo, 30cm do encosto do sofá.

Quadro apoiado sobre móveis ou no chão devem ser grande o suficiente para ficar na altura dos olhos.

Quando estiver sobre móveis marcantes, o quadro deverá estar centralizado com o móvel e não com a parede. 


A sua casa está precisando de uma pintura e você quer inovar mudando a cor? Cuidado! A escolha certa da cor é que vai valorizar o seu ambiente.

O ideal é escolher um tom mais claro do que o visto na loja, pois na hora da compra a cor engana, geralmente ela fica mais escura quando aplicada na parede.

Evite pintar paredes com muitas cores fortes e alegres juntas, isso pode causar uma confusão visual. O contraste impactante fica legal com um número menor de cores (duas ou três). Na dúvida, utilize apenas uma cor e varie nos seus tons, o ambiente fica mais aconchegante e as chances de errar são menores

Dê um destaque na mobíbia contrastando a sua cor com a da parede, fica um efeito bem legal.

Evite utilizar cores primárias (vermelho, azul e amarelo) em excesso, elas tendem a cansar a vista. Para paredes grandes prefira os tons mais claros da mesma cor da pequena parede que pintou com a cor mais forte. O visual fica show!


Você sabia que prenderores de roupa podem ter outras utilizadades? Pode servir para decoração, como prendedores para embalagens abertas e até mesmo para dar uma ar mais moderno ao espelho. Basta usar a imaginação e soltar a criatividade,

Aprenda como fazer este lindo espelho com prendedores de roupa:

Você precisará de:

  • 1 prato de madeira grande, a borda deve ser mais alta que o centro;
  • Prendedores de roupa de madeira;
  • Tintas acrílicas – cores diferentes (conforme o seu gosto);
  • Pincel chato;
  • Cola de silicone ;
  • 1 espelho redondo

Vamos aos passos:

  1. Pinte o prato de madeira com a tinta de uma cor forte;
  2. Desmonte os prendedores de roupa e pinte todas as partes de madeira. Deixe secar;
  3. Decore os prendedores com pontinhos, listras, ou desenhos com detalhes. Depos de pintar você pode proteger a tinta com verniz em spray;
  4. Coloque o espelho no centro do prato e marque seu contorno. Agora fixe com cola os prendedores decorados ao redor desta marca;
  5. Cole o espelho no centro do prato.

Pronto! Você já tem um lindo espelho decorado!!!





CONTINUE NAVEGANDO: