Uma das ferramentas de edição gráfica mais utilizadas em todo o mundo é o Photoshop. O senso comum diz que muitas revistas masculinas são editadas com as funcionalidades da ferramenta no intuito de eliminar estrias e celulites de modelos, atrizes e outras mulheres que por algum motivo chamam a atenção da imprensa e dos homens.

A utilização do Photoshop não é tão simples. Fazer cursos, “fuçar” e obter dicas de profissionais contribuem para o seu melhor uso. Alexandre Keese, especialista no aplicativo, começará a escrever para os canais Creative Suite do Twitter e do Facebook. Além de seus ensinamentos será possível tirar dúvidas.

O intuito de Keese será o de descrever as inovações do software e as ferramentas mais comuns disponíveis e essenciais para qualquer tipo de trabalho. Para acompanhar o canal Creative Suite no Twitter basta acessar o link twitter.com/CreativeSuiteBR.

Se o mais interessante for acompanhar as informações via Facebook, acesse o site www.facebook.com/creativesuitebr.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Para que seu computador dure mais, deve ser periodicamente limpo. O excesso de poeira é uma das causas de problemas como superaquecimento, que pode causar a danos irreparáveis em sua máquina.

Algumas dicas fáceis e rápidas mantém seu aparelho em ordem:

  • Desligue o computador e os cabos antes da limpeza;
  • Abra o gabinete e limpe a poeira visível, retirando qualquer obstrução;
  • Procure comprar uma lata de ar comprimido, encontrada em lojas de informática, para "soprar" a poeira em locais de difícil acesso;
  • Limpe todo o interior do CPU, principalmente os lugares perto da ventilação;
  • As portas USB devem ser limpas com um cotonete embebido em álcool. Não devem ser utilizados cotonetes nas das placas de rede, pois os fiapos de algodão podem acarretar problemas;
  • Depois é só fechar o gabinete e reconectar os cabos.  Espere por uma hora antes de ligar tudo.

Essa limpeza geral deve ser feita pelo menos uma vez por ano.

Por Monique Mota


Os computadores estão cada vez mais acessíveis a todas as classes sociais. Pessoas o adquirem e uma das principais necessidades encontradas é logo acessar a internet, com isto surgem alguns problemas que podem ser evitados, como vírus, hackers, etc. Buscando auxiliar estas pessoas, trazemos aqui algumas opções de antivírus mais utilizadas e de fácil instalação:

Para instalá-los basta somente entrar nos sites citados acima e seguir as instruções neles disponíveis. Feito isto, deve-se registrar o programa (sem nenhum custo para o usuário) onde será disponibilizado a prestação dos serviços de proteção por 1 ano sendo possível reativá-lo a cada término de vigência, caso este registro não seja feito ele ficará em modo de demonstração disponível por somente 60 dias. Por isso a importância de registrar o anti-vírus após sua instalação.

Previna-se e evite transtornos!


O sistema wireless está surgindo com maiores novidades: a ampliação do alcance do roteador com a utilização da técnica de repetição de sinal. Para se obter isto a dica é utilizar antenas de maiores alcances para a rede sem fio. Porém em alguns casos somente esta troca não é o suficiente.

Por isso, adaptar um repetidor de sinais à rede pode transformar a velocidade do wireless.

Atualmente, vários produtos para este fim estão sendo fabricados para serem utilizados junto ao roteador, e até mesmo estes dispositivos em um mesmo produto, ou seja, um roteador com a função de repetidor, que após ser instalado poderá aumentar a velocidade em aproximadamente 60%. Há várias opções de diversos fabricantes, cabendo ao usuário escolher e optar ao compatível à sua necessidade.


A grande causa da demora do carregamento do boot é o número de programas sendo carregados ao mesmo tempo, alguns úteis, mas outros sem necessidade de estar sendo processado pelo Windows.

O usuário por sua vez instala seus próprios programas e aplicativos que podem não ser tão úteis e que ocupam espaço no computador fazendo com o que o boot sobrecarregue ainda mais.

Para ajudar os usuários de computador e notebook a resolver esse problema a PC World orienta e dá dicas de como resolver esse inconveniente. Leia mais.

Por Levi Rocha


Como sabemos, no verão a tendência de tempestades esparsas com seus respectivos raios e trovões aumentam invariavelmente. E com isso, aumenta nossa preocupação com os aparelhos eletrônicos para não receberem estas descargas e estragarem. Dentro desta preocupação estão os computadores, que a cada dia estão presentes na vida de qualquer cidadão. Dados, arquivos, peças, tudo estará exposto e sujeito a simplesmente parar de funcionar após um apagão ou raios.

Pensando nisso, há três opções para proteger ainda mais nossa ‘fonte de trabalho e lazer’:

  • estabilizador: que protegem contra a variação de tensões, pelo aumento da utilização de aparelhos elétricos, como o ar-concionado,por exemplo.
  • no-break: garante que seus dados e arquivos não sofram qualquer dano, por sua capacidade de não para de funcionar por um tempo determinado e necessário para poder salvar seus arquivos. Porém, tudo isso depende da capacidade da bateria que está sendo utilizado por ele. Normalmente sua durabilidade é de vinte minutos, tempo suficiente para salvar os arquivos utilizados e desligar o computador com segurança.
  • supressor de surtos: sua função é reduzir os abalos elétricos que foram ocasionados por uma descarga elétrica. Ele protege principalmente o hardware.

Mesmo havendo estes aparelhos distintos para cada ameaça gerada, existe no mercado aparelhos com estes três tipos de ‘proteção’, sendo o mais completo e tranqüilizador contra qualquer risco.


Para evitar aborrecimentos com a internet quando ela não tem um desempenho satisfatório o melhor a fazer é atualizar e ajustar algumas configurações do seu PC.
Muitas vezes os problemas estão relacionados com o que o usuário está realizando no momento, como cópia de arquivos para outros sistemas, por exemplo.

A seguir segue algumas dicas para otimizar a velocidade da rede:

  • Atualizar drivers e firmwares: A primeira dica é instalar a última versão do Windows que seu PC, e após isso atualizar os drivers da placa de rede instalada. Verifique junto ao site do fabricante do roteador se existe um firmware também atualizado para o modelo em uso, se existir, instale-o seguindo rigorosamente os passos que o fabricante orienta;
  • Ajustar a configuração da placa de rede: após realizar o ‘primeiro passo’, verifique se é possível ajustar as configurações da placa de rede. Que deve ser feito da seguinte forma: entrando no Painel de Controle, selecione Central de Compartilhamento e Rede; clique em Modificar Configurações da Placa, e logo após, com o botão direito do mouse em sua Área de Conexão Local e selecione Propriedades. irá aparecer uma tela, clique então no botão Configurar, selecione a aba Avançado, e
    ajuste a opção ‘Link Speed & Duplex’ para o nível mais alto, como 100 Mbps ou 1000 Mbps.
  • Configurar o Windows: para configurá-lo, primeiramente, faça um backup de segurança do registro do sistema ou crie um ponto de restauração e faça backup dos seus dados. Para evitar possíveis danos e perdas de suas informações. com isto realizado, entre no menu Iniciar, selecione Executar, digite regedit e e tecle Enter. No Editor do Registro, navegue até encontrar a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsNT\CurrentVersion\Multimedia\SystemProfile, e aumente a casa decimal para um número maior, como 100, por exemplo.
  • Configurar o roteador: para gerenciar a grande quantidade de informações que o roteador recebe, é possível utilizar a ferramenta de Redirecionamento de Portas, acessando a configuração do mesmo. Feito isso, digite o endereço do seu IP, e selecione a porta desejada encontrada na tela de configuração do aplicativo. Selecione os protocolos UCP e TCP,  e salve as configurações modificadas.

Após realizado todos estes passos, acesse o site www.canyouseeme.org e digite o número de sua porta e clique no botão Check, se obtiver uma resposta positiva significa que sua velocidade foi aumentada, e que está tudo ok.


As principais maneiras de melhorar o desempenho do PC com qualquer tipo de Windows é eliminar ferramentas/processos desnecessários e os vestígios de qualquer programa já desinstalado.

Ou seja, elimine tudo o que não proporcionar utilidade e somente ocupa espaço no hardware. Observe se os aplicativos mais utilizados estão consumindo muitos recursos para seu funcionamento, isto também deixa o PC muito lento. E isto vai além, existem alguns aplicativos que mesmo não estando sendo utilizados, continuam ocupando espaço na memória como se estivessem sendo executados.

Por isso, desabilite estas opções e sempre ‘limpe’ a pasta de arquivos temporários, que normalmente se encontra no diretório C:\Windows.

Com estes simples cuidados, o Windows certamente ficará com a qualidade que sempre se espera: rápido e prático.


Os computadores e laptops são acessórios básicos e necessários do homem moderno, e justamente por isso também merecem um pouco mais de atenção e cuidado.

Para sua limpeza basta um simples pano limpo, flanelinha, ou simplesmente lenços umedecidos (aqueles dos bebês) e um pouco de água, ou produtos específicos para limpar computadores. A limpeza do monitor exige cuidado, principalmente as dos laptops que possuem uma camada fina de proteção.

Primeiramente, passa-se um pano seco para retirar o pó, após, basta umedecer um pano limpo e passar levemente sobre a tela, ou se optar por utilizar um produto específico, aplique o produto em um pano e depois passe na tele, para evitar manchas e estragos maiores.

Para a limpeza do teclado é necessário muita paciência, pois o melhor a fazer é passar o pano umedecido em cada tecla e, para completar, utilizar um ‘pincelzinho’ para passar entre as teclas, assim todo o acumulo de poeira e sujeira são eliminados.

Os gabinetes e cases de laptops são os mais simples para limpar, pois não exigem muitos detalhes, por isso o uso de panos úmidos – com água e sabão – resolverão o problema.

Para manter sempre limpo o PC e com aparência de novo, após esta faxina completa, existem produtos específicos encontrados facilmente em supermercados e lojas de escritório.


Todos os computadores estão sujeitos a falhas e ataques de vírus. Para evitar perda de dados e arquivos, é importante fazer um backup constantemente em seu computador. Backup nada mais é do que guardar num local seguro os seus arquivos.

O sistema operacional Windows possui uma ferramenta capaz de realizar o backup de seus arquivos com segurança. Basta cliclar em “Iniciar” – “Programas” –  “Acessórios – “Ferramentas do Sistema” – “Backup“. 

Você também poderá contar com a ajuda de programas específicos que fazem beckup de arquivos do disco rígido. Um programa bem fácil de usar é o Easy File Backup.

Mas a forma mais fácil e simples de proteger e salvar os seus arquivos é gravá-los em CDs ou DVDs.





CONTINUE NAVEGANDO: