Uma das comemorações mais bem quistas entre as famílias brasileiras está próxima. E para aproveitar a festividade com os familiares, e amigos, em meio a uma ceia acolhedora e deliciosa, aprenda a receita de um dos pratos mais tradicionais dessa época do ano.
Clássico encontrado na ceia de Natal, o tender é um pernil de porco defumado. Segundo canta a tradição, a peça de carne é servida acompanhada de cravo-da-Índia e banhado em molhos agridoces, preparados a base de frutas cítricas, como, por exemplo: tangerina, laranja, abacaxi e limão. Para preparar o melhor tender, a dica de ouro é assar a carne junto ao molho, tornando-a suculenta.
Ensinaremos a receita de tender com molho de laranja e mel. Simples e maravilhoso, ficará pronto em menos de 2 horas.
1. É uma carne embutida
O Tender é, em suma, uma peça de pernil de porco cozido e defumado. As técnicas de preparação dessa peça variam conforme o fabricante, marca, entre outros fatores. Algumas peças são salgadas, passando por um processo de descaço para secarem; outras, passam pela "curação" em salmoura, por vários dias, até alcançarem o ponto de defumação.
2. Tem origem americana
O Tender é originário do estado americano da Virgínia, tornando-se conhecido no Brasil na metade do século passado. Nos Estados Unidos, a receita é chamada ‘glazed ham’, em uma tradução livre, presunto glaceado.
3. É prático e tem versatilidade
O Tender é uma peça de carne criada para o consumo imediato. Seu modo de preparo, é tão, ou mais, simples que os famosos peru e chester. Comumente, o Tender é comprado pronto: defumado e/ou já temperado.
Devido às características do embutido, ele tem uma versatilidade impressionante, podendo ser utilizado no preparo de várias receitas. Normalmente, está acompanhado de sabores mais cítricos e agridoces: modelos a base de abacaxi, limão e mel. Combinando muito bem com especiarias, como cravo e canela.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?