Como ter acesso ouro no portal do Governo Federal?

Saiba aqui como ter acesso ouro no portal do Governo Federal.

Desde o mês de fevereiro passou a ser obrigatório um nível de segurança prata ou ouro para acessar a conta do Gov.br, o portal de serviços que foi criado pelo governo federal com o objetivo de dar acesso aos serviços digitais da Receita Federal. Com esta mudança que ocorreu no mês passado, as contas bronze não contarão mais com o acesso ao portal e-CAC, portanto, é preciso que estas agora entendam os procedimentos necessários para que consigam obter novamente o acesso ao portal em questão, através de contas ouro ou então prata.

Vale destacar, esta alteração foi feita com a finalidade de trazer melhorias para os serviços digitais que são oferecidos pela Receita Federal, portanto, a decisão foi tomada com o objetivo único de que se tornassem melhores, mais seguros e eficientes. Um dos pontos reforçados é justamente a segurança, que agora vai permitir que os usuários contem com um acesso aos serviços caso tenham as contas prata ou ouro. Antes isso poderia ser feito somente contando com um certificado digital. A implementação destes novos recursos, de acordo com o que foi destacado pelo órgão, será algo feito de forma gradativa, portanto, em breve mais mudanças e novidades virão neste sentido.

A Receita Federal também destacou que pessoas físicas que declaram impostos de renda e também empresas que optam pelo Simples Nacional poderão acessar o portal em questão, o e-CAC, usando um código de acesso, que trata-se de uma conta exclusiva feita com o e-CAC.

Agora com esta mudança é importante destacar que é necessário que os usuários saibam qual nível pertencem para que tomem as devidas medidas. A conta Gov.br é uma identificação segura e que comprova através dos meios digitais as pessoas que estão utilizando do sistema em questão. Ela é totalmente gratuita e está disponível para ser usada por todos cidadãos brasileiros. Entretanto, ela conta com três níveis que devem ser conhecidos por estes: bronze, prata e ouro. Eles se separam pelo fato de que o bronze serve para acessar serviços digitais que são menos sensíveis, o prato para serviços digitais diversos e o ouro para qualquer tipo de serviço digital sem que haja algum tipo de restrição para este acesso.

Leia também:  Como Fazer Inscrição no Auxílio Brasil

As contas em questão são cadastradas usando de CPF e demais informações como INSS, estas são as consideradas como bronze. Os cadastros que são realizados através do INSS ou do Detran também contam com este mesmo nível. Já as contas que foram validadas através de uma biometria facial ou então carteira de motorista, dados bancários ou cadastro feito no SIGEPE, elas passam a ter um nível de segurança maior, por isso são consideradas como prata.Por fim, as contas que são validadas pela biometria faial da Justiça Eleitoral ou então através de certificados digitais que sejam compatíveis om o ICP-Brasil elas passam a contar com o nível de segurança ouro.

Para contar com o acesso que é dado apenas para os níveis ouro e prata, existem algumas formas de realizar este processo de alteração. Para isso, veja a seguir os procedimentos que podem ser feitos para tal.

– Acesse o aplicativo do gov.br e em seguida clique na aba "Dados". Após este processo, você terá uma visão clara a respeito dos seus dados no site em questão e será mostrado o nível que sua conta se encontra atualmente.

– Após clicar em Dados procure pela opção: "Aumentar o nível da conta"

– Em seguida, clique nesta opção e solicite para que seja feito o aumento do nível da conta. Com este processo feito será mostrada uma página com os requisitos e vantagens dos diferentes níveis da cada conta.

Nayara Silva Guimarães

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.