Como fazer a retrospectiva Spotify 2020?



O Spotify liberou, na última semana, a retrospectiva do ano de 2020, na qual é possível descobrir a música e o artista mais escutados do ano pelo usuário, e também o podcast mais ouvido. O aplicativo monta, também, a playlist com as músicas mais escutadas de cada um.

O ano de 2020, como bem sabemos, foi um ano diferente, marcado pela necessidade de ficarmos muito tempo em casa. Ouvir música foi uma das principais atividades que nos permitiram ignorar – ainda que momentaneamente – a pandemia de coronavírus, ou mesmo relembrar aqueles tempos, que já parecem tão distantes, nos quais era possível ir a festas. Os podcasts também foram uma saída para passar as horas em casa.



A Retrospectiva do Spotify já é tradicional, e reúne, além do artista, música e podcasts mais escutados, aponta também o gênero favorito, bem como o álbum mais ouvido. Esta é uma “experiência repleta de insights”, conforme a definição do próprio Spotify. Este ano o serviço de streaming preparou mais algumas surpresas, além de relembrar as escolhas de cada usuário.

Playlists Novas Spotify

Uma das novidades desse ano disponibilizadas pelo Spotify foram as playlists voltadas para temas específicos. A playlist “Passou Batido”, por exemplo, oferece ao usuário uma seleção de “hits” que não foram escutados neste ano, mas que aproximam-se muito do estilo musical dele.



Outra novidade este ano foi a atenção que o aplicativo dispensou para a saúde mental, levando em conta o contexto que vivemos, e oferece diferentes playlists que tem como foco o autocuidado.

Além da saúde mental, este ano foi marcado por diversos protestos mundo a fora, como o #BlackLivesMatters, movimento iniciado nos Estados Unidos e que buscou chamar a atenção para a violência policial após o assassinato brutal de George Floyd. O movimento se espalhou pelo mundo e, no Brasil, foi denominado #VidasNegrasImportam. O Spotify buscou dar visibilidade ao movimento e criou uma playlist na qual foram incluídas as músicas que serviram de trilha sonora aos protestos.

Leia também:  Dicas para Gelar Rápido Cerveja e Refigerantes

Retrospectiva do Spotify no Brasil

O artista mais ouvido em terras brasileiras foi Bad Bunny, enquanto a música mais ouvida foi o hit “Blinding Lights”, de The Weeknd. Já os podcasts mais ouvidos no Brasil foram “The Joe Rogan Experience”, “TED Talks Daily” e “The Daily”. Na sessão Nostalgia, as músicas mais ouvidas foram dos anos 1980.

E você, curtiu bastante o Spotify este ano e não sabe como fazer a sua própria retrospectiva? Não precisa se preocupar, pois apresentaremos na sequência o passo a passo para você fazer a sua retrospectiva e relembrar a montanha russa de emoções e sensações que foi este ano de 2020.

Como fazer a retrospectiva Spotify 2020

Pelo celular:

O modo mais rápido e fácil de fazer a sua retrospectiva é através do aplicativo do Spotify instalado no seu computador. Ao abrir o app, um banner escrito “Veja o que você curtiu em 2020” vai estar na sua tela inicial. Basta clicar no banner e ver a mágica acontecer. Caso esta opção ainda não esteja disponível no seu app, basta procurar no Google por “Retrospectiva Spotify 2020”, e aparecera um link que encaminha para o app, local onde será possível ver sua retrospectiva. Outra saída é acessar o site do Spotify pelo celular, e escolher a opção que encaminha para o app.

Pelo computador:

Através do computador a experiência é um pouquinho mais limitada. Ao acessar o link de retrospectiva pelo navegador, o usuário será redirecionado para as playlists que já citamos, ao lado das quais estarão reunidas as músicas mais escutadas por aquele usuário. Ao lado desta lista estará a também já citada playlist “Passou batido”, que talvez interesse ao usuário. Vale a pena conferir.

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *