O Spotify liberou, na última semana, a retrospectiva do ano de 2020, na qual é possível descobrir a música e o artista mais escutados do ano pelo usuário, e também o podcast mais ouvido. O aplicativo monta, também, a playlist com as músicas mais escutadas de cada um.
O ano de 2020, como bem sabemos, foi um ano diferente, marcado pela necessidade de ficarmos muito tempo em casa. Ouvir música foi uma das principais atividades que nos permitiram ignorar – ainda que momentaneamente – a pandemia de coronavírus, ou mesmo relembrar aqueles tempos, que já parecem tão distantes, nos quais era possível ir a festas. Os podcasts também foram uma saída para passar as horas em casa.
A Retrospectiva do Spotify já é tradicional, e reúne, além do artista, música e podcasts mais escutados, aponta também o gênero favorito, bem como o álbum mais ouvido. Esta é uma “experiência repleta de insights”, conforme a definição do próprio Spotify. Este ano o serviço de streaming preparou mais algumas surpresas, além de relembrar as escolhas de cada usuário.
Uma das novidades desse ano disponibilizadas pelo Spotify foram as playlists voltadas para temas específicos. A playlist “Passou Batido”, por exemplo, oferece ao usuário uma seleção de “hits” que não foram escutados neste ano, mas que aproximam-se muito do estilo musical dele.
Outra novidade este ano foi a atenção que o aplicativo dispensou para a saúde mental, levando em conta o contexto que vivemos, e oferece diferentes playlists que tem como foco o autocuidado.
Além da saúde mental, este ano foi marcado por diversos protestos mundo a fora, como o #BlackLivesMatters, movimento iniciado nos Estados Unidos e que buscou chamar a atenção para a violência policial após o assassinato brutal de George Floyd. O movimento se espalhou pelo mundo e, no Brasil, foi denominado #VidasNegrasImportam. O Spotify buscou dar visibilidade ao movimento e criou uma playlist na qual foram incluídas as músicas que serviram de trilha sonora aos protestos.
O artista mais ouvido em terras brasileiras foi Bad Bunny, enquanto a música mais ouvida foi o hit “Blinding Lights”, de The Weeknd. Já os podcasts mais ouvidos no Brasil foram “The Joe Rogan Experience”, “TED Talks Daily” e “The Daily”. Na sessão Nostalgia, as músicas mais ouvidas foram dos anos 1980.
E você, curtiu bastante o Spotify este ano e não sabe como fazer a sua própria retrospectiva? Não precisa se preocupar, pois apresentaremos na sequência o passo a passo para você fazer a sua retrospectiva e relembrar a montanha russa de emoções e sensações que foi este ano de 2020.
Pelo celular:
O modo mais rápido e fácil de fazer a sua retrospectiva é através do aplicativo do Spotify instalado no seu computador. Ao abrir o app, um banner escrito “Veja o que você curtiu em 2020” vai estar na sua tela inicial. Basta clicar no banner e ver a mágica acontecer. Caso esta opção ainda não esteja disponível no seu app, basta procurar no Google por “Retrospectiva Spotify 2020”, e aparecera um link que encaminha para o app, local onde será possível ver sua retrospectiva. Outra saída é acessar o site do Spotify pelo celular, e escolher a opção que encaminha para o app.
Pelo computador:
Através do computador a experiência é um pouquinho mais limitada. Ao acessar o link de retrospectiva pelo navegador, o usuário será redirecionado para as playlists que já citamos, ao lado das quais estarão reunidas as músicas mais escutadas por aquele usuário. Ao lado desta lista estará a também já citada playlist “Passou batido”, que talvez interesse ao usuário. Vale a pena conferir.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?