Como amortizar financiamento com FGTS pelo celular



Você pode usar o smartphone para amortizar seu financiamento utilizando seu saldo no FGTS. Aprenda.

Você financiou uma casa ou apartamento e gostaria de adiantar o pagamento das parcelas ou até mesmo reduzir o valor da mensalidade? Agora isso é possível por meio da amortização dos financiamentos pelos no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) com o seu saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Basicamente, a novidade serve para diminuir o saldo devedor, bem como quitar o restante do débito do financiamento. Vale ressaltar que isso só é viável quando o cidadão tem saldo suficiente no FGTS. O procedimento pode ser realizado de forma simples e rápida pelo celular.



Quer saber mais? Confira, neste post, usar esse serviço e

Como funciona a amortização do débito de financiamento com o saldo do FGTS?

De acordo com as informações da Caixa Econômica Federal, um cliente pode solicitar a amortização da sua dívida de financiamento habitacional quantas vezes quiser. No entanto, é preciso esperar o prazo mínimo de dois anos para que a operação seja repetida no mesmo financiamento.



Em uma situação em que um casal assinou o financiamento em conjunto, a contagem do tempo se dá de forma separada, dividindo-os em titular e coobrigado. Desse modo, se o titular já aplicou o FGTS para diminuir o valor da parcela, o coobrigado pode utilizar o seu saldo para a amortização, sem tem que esperar o prazo de dois anos.

A Caixa informa que além dos financiamentos relacionados ao SFH, o FGTS também pode ser utilizado para amortizado as dívidas com autofinanciamentos feitos com cooperativas habitacionais, com o Sistema de Consórcio (SCONS) e ainda com programas governamentais voltados para a moradia própria, que funcionem em âmbito municipal, estadual e federal.

Consulte o seu saldo FGTS?

Antes de solicitar o processo de amortização, é altamente recomendado verificar qual é o seu saldo FGTS disponível em conta. Para tanto, basta acessar o site da Caixa e clicar em FGTS e posteriormente digitar o número do seu CPF, e Número de Inscrição Social (NIS), ou o endereço do seu e-mail e a senha. Se for o seu primeiro acesso, será preciso criar o seu login e senha, que não devem ser transferidos para ninguém.

Outra opção é consultar o FGTS a partir do seu aplicativo, que deve ser baixado na loja de apps do seu smartphone. Faça a instalação no dispositivo e entre na plataforma com o número do seu CPF e e-mail.

Como fazer a amortização do financiamento habitacional?

Para realizar esse processo, comece baixando o aplicativo Habitação Caixa, que é desenvolvido pela Caixa Econômica. Instale-o no seu smartphone e faça o seu cadastro com os seus dados pessoais.

Na sequência, escolha entre as alternativas de amortização ou quitação de financiamento com o saldo do FGTS. Confirme se todas as informações estão corretas e por último finalize o procedimento.

Aqueles que tiverem dificuldades para fazer a amortização pelo app também podem solicitar o serviço pelo telefone. Para isso, é necessário ligar para o número 3004-1105 para as cidades que são capitais ou regiões metropolitanas, ou 0800-726-0505 para outras cidades. Durante o atendimento selecione a opção 7.

O atendimento é prestado de segunda-feira a sexta-feira, das 8h da manhã às 20h da noite. Ao ligar, você vai falar diretamente com um atendente, sendo recomendado estar com os documentos do financiamento e CPF em mãos para evitar transtornos.

Viu só como é fácil amortizar as dívidas do seu financiamento usando o saldo do FGTS? A iniciativa tem como objetivo ajudar os cidadãos brasileiros a arcar com o pagamento das parcelas da casa própria em plena a pandemia, além de agregar praticidade, uma vez que todos os processos podem ser feitos sem sair de casa, seja por telefone ou internet.

Passo a passo em vídeo

Amortização de FGTS pelo celular

Leia também:  Dicas de Cuidados para os pés

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *