Como fazer um bebê largar a chupeta



A chupeta é um item que está presente na vida dos bebês desde os seus primeiros dias de vida. Muitos pais recorrem a ela para manter a criança calma nos momentos em que não está mamando. No entanto, o uso desse artigo se torna um hábito por parte do pequeno, que se não for interrompido no momento certo pode acabar prejudicando o desenvolvimento da fala e dentição do bebê.

Sendo assim, é fundamental ficar atento para retirar a chupeta da criança antes que a saúde da mesma seja comprometida. Mas, essa fase pode ser difícil, assim como acontece com o desmame. O seu filho está nesse período? Veja, a seguir, as melhores dicas para o bebê deixar de usar chupeta!



1. Comece devagar

Normalmente, a criança está acostumada com a chupeta há meses e até anos. Por isso, tirar o objeto repentinamente não é uma boa ideia, pois pode gerar muito estresse para o pequeno.



Levando isso em consideração, o ideal é que esse processo ocorra aos poucos e de maneira suave, fazendo com que o bebê vá esquecendo da chupeta. Primeiramente, combine com o seu filho que ele só poderá usar esse objeto antes de dormir e, ao verificar que ele está dormindo, retire o item da boca dele.

Dessa forma, o bebê começa a se habituar com a falta da chupeta e o artigo também irá afetar menos o seu desenvolvimento.

2. Não use prendedor

É muito comum que os pais utilizem um prendedor de chupeta grudado na roupa do neném para que ele não a perca. Se esse é o seu caso, indica-se deixar de usar esse acessório, o que evita que a chupeta fique na mão da criança constantemente.

Leia também:  Como fazer hambúrguer caseiro com qualidade

3. Proponha uma troca

Oferecer um estímulo também é uma dica importante para que a criança queira abandonar a chupeta.

Nesse sentido, que tal propor uma troca para a criança? Combine uma recompensa para que ela largue a chupeta de vez. O mais adequado é oferecer passeios, brincadeiras, adesivos e demais presentes simples, evitando doces ou outros objetos que possam se tornar um hábito difícil de retirar.

4. Marque uma data para o início do processo

Quando a criança já é grandinha e entende a necessidade de seguir regras, pode-se determinar uma data para que ela largue a chupeta, permitindo que vá se acostumando e se despedindo do objeto.

Após combinar a data com o pequeno, comece a fazer uma contagem regressiva, além de explicar porque é importante que ele deixe de usar a chupeta. Ao atingir a data, é crucial cumprir com o prometido.

5. Oriente a criança a só falar com a boca vazia

Há crianças que não largam a chupeta para nada, nem mesmo para falar, condição que ao longo do tempo afeta o desenvolvimento da sua fala.

Portanto, vale orientar o seu filho a falar somente com a boca vazia, ou seja, retirar a chupeta da boca para se comunicar. Diga a ele que não consegue entendê-lo quando está usando a chupeta.

6. Conte histórias motivacionais

Dar bons exemplos é uma ótima forma de incentivar a criança a deixar de usar a chupeta de maneira espontânea. Antes de dormir procure contar histórias educativas envolvendo o objeto, explicando os malefícios que ele causa e os benefícios de abandoná-lo.

Na atualidade, você pode encontrar diversos livros divertidos e com personagens encantadores que auxiliam nessa etapa. Entre eles estão ‘’A Cidade das Chupetas’’, que de forma lúdica retrata a jornada de um menino que deixa que a sua ‘’pepeta’’ volte para a sua cidade natal.

Leia também:  Cuidados com o uso do salto alto

E aí, gostou das nossas dicas? Com elas esse período poderá ser bem mais tranquilo tanto para o bebê quanto para os pais.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *