Quando Montar e Desmontar a Árvore de Natal?





Saiba aqui a data correta para montar e desmontar sua árvore de Natal.

Não precisa ser religioso para ter uma árvore de Natal e assim entrar no clima das festividades de fim de ano. Afinal, ela é um dos símbolos mais conhecidos dessa data do ano que celebra a união e a vida. Pois bem, mas quem é religioso, mais precisamente da igreja católica, sabe que ela é bem mais que um artigo de decoração natalino.

De acordo com a tradição católica, a árvore decorada com bolas, laços, luzes significa a Vida.




Muitas pessoas esperam o mês de dezembro começar para montar e expor suas árvores, porém, outras antes disso já começam a decoração, principalmente o comércio, que busca atrair mais clientes com a decoração natalina.

Muita gente não sabe, mas existe sim uma data ideal para a montagem da árvore. Essa informação partiu de um padre que pertence à CNBB, que é a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.


Pois bem, o dia ideal segundo a tradição católica para a montagem da árvore é o dia 30 do mês de novembro, uma vez que essa é a data que marca o início do tempo do Advento.

Ainda de acordo com a tradição, a montagem da árvore deve ser feita de forma gradual, de modo que os enfeites sejam acrescentados aos poucos, o que deve durar pelo tempo de quatro semanas, que é o que dura o período do advento, que significa tempo de preparação.

Na realidade é somente a partir do dia 17 do mês de dezembro que a igreja começa a falar do nascimento de Jesus, por isso a decoração da árvore deveria seguir esse cronograma. Mas é claro que isso não é uma obrigação, nem mesmo para os católicos. Na verdade, as pessoas já montam a árvore completa de uma única vez, o que é comum de acontecer na primeira semana de dezembro.

Para quem pretende montar um presépio essa regra também pode ser adotada, ou não.

Bom, o que vale mesmo é que lá pelo dia 24 e 25 a decoração esteja a todo vapor trazendo a beleza das luzes desse tempo festivo que é cheio de celebrações. Então, até na véspera de Natal, quem resolver fazer a sua decoração, ainda está valendo.

Contudo, passada a data do Natal, muitas pessoas se perguntam quando desmontar a árvore e retirar toda a decoração. Tem gente que faz isso logo depois das comemorações do dia 1º do mês de janeiro. Mas, segundo a tradição da igreja, existe também uma data ideal para retirar a decoração do Natal e guardar a árvore.

Pois bem, esta data é o dia 06 do mês de janeiro, dia em que a igreja celebra o Dia De Reis.

Para quem não se lembra, a história do nascimento de Jesus nos apresenta os três magos, que eram três homens sábios que seguem a estrela de Belém em busca do local de nascimento do menino e lhe levam presentes muito simbólicos na trajetória de Jesus e dessa forma apresentam o menino Jesus ao mundo.

Nesse dia 06 de janeiro a igreja encerra o tempo do Advento e entra no tempo comum.

Nesse sentido, se você ainda não montou a sua árvore de Natal ou a sua decoração em casa ou em seu comércio, podemos dizer que ainda há muito tempo para isso, já que estamos no início do mês de dezembro. Só recomendamos que essa decoração não passe do dia 06 de janeiro, pois não é nem por uma questão religiosa, é mais pelo fato de as festividades terem passado e um novo ano começado.

Pois bem, monte a sua árvore, entre nesse clima de harmonia e tenha boas festas!

Ana Paula



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *