Atualmente a mídia está falando muito sobre economia de água, pois recentemente algumas cidades passaram por problemas nas usinas ocasionados por falta de chuva e outros fatores.
O problema das pessoas, é que além de não economizarem água, elas também não realizam outros procedimentos corretamente, como a limpeza de uma caixa d’água, por exemplo.
Uma caixa d’água bem limpa contribui tanto para a saúde quanto para a uso correto da água para o bem de todos. Acompanhe agora algumas dicas para você realizar a limpeza correta de sua caixa d’água:
1. Feche bem o registro de sua caixa d’água um dia antes da limpeza dela. Consuma a água que ficar na caixa d’água, deixando apenas uma pequena quantidade para a limpeza.
2. No dia seguinte, com a água que sobrou, utilize uma esponja nova ou uma escova de cerdas macias nova e passe-a no fundo, nos cantos e dos lados da caixa d’água até tirar toda a sujeira. Limpe também a tampa dela. Não utilize nenhum tipo de produto de limpeza como detergentes, sabões, etc.
3. Retire toda a água suja com um balde, enxugando ela depois com panos limpos.
4. Depois de toda a limpeza, abra o seu registro de água novamente e deixe a caixa d’água encher por completo. Quando ela estiver cheia, acrescente 1 litro de água sanitária, sendo que essa quantidade deve ser equivalente para cada 1.000 litros de água.
5. Depois desse processo, feche o registro de água e deixe a caixa de molho na água sanitária por duas horas, sem utilizar a água. Depois desse período, esvazie a caixa toda. Não precisa jogar essa água fora, pois ela poderá servir para desinfetar os canos, ou para lavar seu banheiro, sua cozinha ou o seu quintal.
6. Depois, feche bem a caixa d’água, verificando se a tampa dela está limpa, bem ajustada e tampada. Agora, é só abrir o registro e usar a água normalmente.
Por Daniela Almeida da Silva
Otimo :/