O câncer de pele é um dos mais frequentes tipos de câncer, pois a cada ano milhões de pessoas ao redor do mundo são diagnosticadas com essa doença e número não para de crescer. Apesar da gravidade da doença, o câncer de pele pode ser evitado a partir de simples medidas de prevenção.
Embora a fotoproteção seja a maneira mais difundida de prevenir o câncer de pele, existem outras formas de se proteger. O filtro solar é importante sim, mas roupas e acessórios adequados podem ajudar bastante. Um bom exemplo é o uso de chapéus, bonés, óculos escuros e guarda-sol.
Além disso, é necessário fazer uma avaliação da pele e até mesmo fazer exames preventivos, sobretudo, se houver casos de câncer na família. Quanto à avaliação da pele, ela pode ser feita a princípio pela própria pessoa.
Helua Mussa, dermatologista, dá algumas dicas de como fazer o autoexame:
> Observar se há um crescimento na pele com aparência elevada, brilhante, avermelhada, translúcida, rósea, castanha ou multicolorida;
> Ver se há pinta preta ou castanha, com mudança de cor, tamanho ou textura, tornando-se irregular nas bordas;
> Verificar se há uma mancha ou até mesmo ferida que não cicatriza, que apresenta coceira, erosões, crostas ou sangramento;
> Observe toda a extensão de pele, incluindo o couro cabeludo;
> Utilize o método “ABCDE” e confira os seguintes aspectos para avaliar as manchas: assimetria, bordas irregulares, cor, diâmetro e evolução.
Caso alguma coisa estranha seja notada na pele é preciso procurar rapidamente um especialista.
Por Larissa Mendes de Oliveira Soares
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Muito bom, Ótimo