Todo mundo que já foi a uma boate ao menos uma vez na vida, deve se lembrar de uma estranha iluminação que da um tom meio que roxo a roupas e objetos claros.
Pois bem, essa é a chamada luz negra.
E, apesar do que a maioria acha, é facílimo de fabricá-la.
Todos nós conhecemos as lâmpadas fluorescentes.
Basta apenas que peguemos uma dessas lâmpadas e retiremos aquele pó branco que se encontra em seu interior e trocar o vidro por um mais escuro ( Isso vai fazer com que as radiações mais claras sejam bloqueadas).
Esse pó branco é formado por sais de fósforo e a luz branca das lâmpadas fluorescentes normais e vem justamente da incidência dos raios ultravioleta, na dita camada de sais de fósforo.
Já com a luz negra, o que acontece é o seguinte: Já que não tem a camada de fósforo, a fosforescência vai acabar sendo retransmitida por roupas e objetos de cor clara.
Daí aquele tom meio roxo de nossas roupas brancas quando estamos nas pistas de dança.
E uma última curiosidade : A luz negra foi criada por um sujeito chamado Philo Fornsworth ( 1906 – 1971), também considerado o pai da televisão, durante a Segunda Guerra Mundial.
A principio, a idéia era usá-la para facilitar a visão noturna e na identificação de falsificações.
Bom acho que encontramos outra aplicação para ela.
Por D.Soares
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Se tirarmos o po branco a lampada vai queimar e tambem como vamos trocar o vidro por um mais ecuro???? acho que a tua idéia é furada ou nao explicou direito.
Sim, não dá para tirar o pó branco sem deixar escapar o gás que há dentro da lâmpada e evitar a entrada de oxigênio que fará com que a lâmpada se queime ao tentar acendê-la! O título desse texto está errado! Devia tirar, dele, o "...e como se faz?" ...?
Perigo esse pó branco contem quantidades de mercurio que e cancerigeno é muito perigoso ser inalado nao façãm isso.