Peças coloridas e escuras desbotam, brancas ficam amareladas ou esverdeadas. Para evitar ou prolongar o surgimento destes efeitos, trazemos aqui dicas que auxiliarão na lavagem de tais roupas:

Tons amarelados/esverdeados de roupas brancas: faça uma pasta de vinagre de álcool branco e bicarbonato de sódio e espalhe sobre a mancha, deixando descansar por uma hora, lave normalmente logo após e verá que a macha sairá facilmente;

Desbotamento: misturar na água da máquina um pouco de sal, pois ele impede que o corante das roupas dissolvam-se, evitando que a tinta se dilua;

Aspecto velho de roupas estampadas: utilizar produtos específicos para peças estampadas e lavá-las sempre no modo mais lento e para roupas sensíveis, pois o alto grau de agitação e movimentação da máquina rompe as fibras, deixando-as sobressair sobre o estampado e dando o aspecto de velhas;

No geral, sempre acrescentar um pouco de sal ou vinagre no momento da lavagem ou enxágüe evitará os problemas futuros de manchas com as peças.


Quando manchamos uma peça de roupa com caneta, devemos tomar alguns cuidados para não estragar o tecido.

Coloque um pouco de álcool sobre a mancha da roupa seca e esfregue com chumaços de algodão para remover o excesso de tinta.

Molhe a roupa e lave normalmente com sabonete branco ou detergente neutro. Esfregue a roupa com a palma das mãos para não estragar as fibras da roupa. 


Você fez um jantar em sua casa e chamou alguns amigos para curtir um bom vinho e fatalmente alguém derruba uma taça em seu tapete persa caríssimo… Que terrível!!!

Não se desespere!! Basta seguir as dicas abaixo e seu tapete ficará novinho em folha:

  • Limpe a região que caiu vinho tinto com vinho branco. Esfregue bem e depois passe um pouco de água e sabão neutro.  Ou
  • Utilize espuma de barbear para remover a mancha do tapete, a mancha é removida com facilidade com este tipo de espuma.




CONTINUE NAVEGANDO: