Saiba aqui a data correta para montar e desmontar sua árvore de Natal.

Não precisa ser religioso para ter uma árvore de Natal e assim entrar no clima das festividades de fim de ano. Afinal, ela é um dos símbolos mais conhecidos dessa data do ano que celebra a união e a vida. Pois bem, mas quem é religioso, mais precisamente da igreja católica, sabe que ela é bem mais que um artigo de decoração natalino.

De acordo com a tradição católica, a árvore decorada com bolas, laços, luzes significa a Vida.

Muitas pessoas esperam o mês de dezembro começar para montar e expor suas árvores, porém, outras antes disso já começam a decoração, principalmente o comércio, que busca atrair mais clientes com a decoração natalina.

Muita gente não sabe, mas existe sim uma data ideal para a montagem da árvore. Essa informação partiu de um padre que pertence à CNBB, que é a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.

Pois bem, o dia ideal segundo a tradição católica para a montagem da árvore é o dia 30 do mês de novembro, uma vez que essa é a data que marca o início do tempo do Advento.

Ainda de acordo com a tradição, a montagem da árvore deve ser feita de forma gradual, de modo que os enfeites sejam acrescentados aos poucos, o que deve durar pelo tempo de quatro semanas, que é o que dura o período do advento, que significa tempo de preparação.

Na realidade é somente a partir do dia 17 do mês de dezembro que a igreja começa a falar do nascimento de Jesus, por isso a decoração da árvore deveria seguir esse cronograma. Mas é claro que isso não é uma obrigação, nem mesmo para os católicos. Na verdade, as pessoas já montam a árvore completa de uma única vez, o que é comum de acontecer na primeira semana de dezembro.

Para quem pretende montar um presépio essa regra também pode ser adotada, ou não.

Bom, o que vale mesmo é que lá pelo dia 24 e 25 a decoração esteja a todo vapor trazendo a beleza das luzes desse tempo festivo que é cheio de celebrações. Então, até na véspera de Natal, quem resolver fazer a sua decoração, ainda está valendo.

Contudo, passada a data do Natal, muitas pessoas se perguntam quando desmontar a árvore e retirar toda a decoração. Tem gente que faz isso logo depois das comemorações do dia 1º do mês de janeiro. Mas, segundo a tradição da igreja, existe também uma data ideal para retirar a decoração do Natal e guardar a árvore.

Pois bem, esta data é o dia 06 do mês de janeiro, dia em que a igreja celebra o Dia De Reis.

Para quem não se lembra, a história do nascimento de Jesus nos apresenta os três magos, que eram três homens sábios que seguem a estrela de Belém em busca do local de nascimento do menino e lhe levam presentes muito simbólicos na trajetória de Jesus e dessa forma apresentam o menino Jesus ao mundo.

Nesse dia 06 de janeiro a igreja encerra o tempo do Advento e entra no tempo comum.

Nesse sentido, se você ainda não montou a sua árvore de Natal ou a sua decoração em casa ou em seu comércio, podemos dizer que ainda há muito tempo para isso, já que estamos no início do mês de dezembro. Só recomendamos que essa decoração não passe do dia 06 de janeiro, pois não é nem por uma questão religiosa, é mais pelo fato de as festividades terem passado e um novo ano começado.

Pois bem, monte a sua árvore, entre nesse clima de harmonia e tenha boas festas!

Ana Paula


Confira aqui algumas dicas do que fazer de Decoração de Natal em sua casa.

O Natal é um momento mágico. A noite reúne amigos, familiares e comidas maravilhosas em um só lugar, além de trazer experiências e recordações mais que especiais. No entanto, a organização da Ceia de Natal pode ser motivo de grande preocupação, pois os preparativos vão além da boa culinária. Após decorar a árvore, escolher os presentes e decidir o que servir, é hora de caprichar na ornamentação do ambiente.

Muitas dúvidas podem surgir a respeito do assunto, mas acredite, dá para fazer bonito gastando quase nada. Você pode transformar objetos que você não utiliza mais em verdadeiras obras de arte, mesmo não tendo muitas habilidades artesanais. Feltro, eva, taças, garrafas e tecidos podem virar belos objetos decorativos. Confira agora dicas de decoração incríveis e de fácil execução.

Arte na garrafa de vidro

A garrafa de vidro é quase um coringa da decoração de mesas. Ela pode ser usada de mil e uma formas, serve para todo tipo de evento, é um objeto fácil de encontrar, além de ter um baixo custo. Aquela garrafinha sem graça pode roubar a atenção dos convidados depois de decorada e você ainda ajuda a preservar o meio ambiente. Mas, muita atenção ao aviso: Há um grande risco de algum convidado pedir para levar a peça para casa no final da confraternização.

Você vai precisar de garrafa de vidro,Jateado, fita adesiva preta, mangueira de LED ou pisca-pisca comum, tinta preta, tesoura e pincel boleador.

Modo de Fazer: Aplique o Jateado sobre toda a superfície externa da garrafa para dar efeito fosco ao vidro. Após a secagem do produto, você pode recortar pequenas figuras de fita adesiva e brincar de montar imagens na superfície da garrafa. Você pode cortar à mão livre ou imprimir moldes de figuras na internet para ajudar a marcar o recorte. Com a tinta preta, pinte pequenas bolas na superfície da garrafa com a ajuda do pincel boleador. Por último coloque o pisca-pisca ou fita de LED no interior da garrafa e deixe ligado sobre a mesa, fora do alcance de crianças e mantendo em fonte de energia segura.

Árvore de Balas

Você vai precisar de balas, cone de papel rígido e fita adesiva.

Modo de fazer: Cole as balas com fita adesiva no cone, até que toda a superfície esteja coberta. Utilize como enfeite de mesa ou como lembrancinha para os convidados. Você também pode substituir o cone de papel por uma garrafinha pequena de vidro ou PET. Acompanhe o link a seguir e aprenda diversas formas de fazer a árvore de balas. https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/arvore-de-natal-de-balas/

Guirlanda de doces

Você vai precisar de: Um cabide de ferro usado, doces de sua preferência e fita adesiva.

Modo de Fazer: Amasse o cabide até obter um círculo com gancho. prenda os doces no círculo com fita adesiva e pendure no local que deseja decorar. Você também pode utilizar ramos e flores para deixar a guirlanda de doces ainda mais charmosa. O cabide pode ser substituído por arame, galho de goiabeira verde ou outro material de sua escolha.

Com um pouquinho mais de dinheiro, dá para fazer uma maravilhosa guirlanda de bombons.

Enfeites com taças de vidro

As taças de vidro trazem bastante requinte ao ambiente e na mesa de natal não é diferente. Por si só, as taças de vidro conseguem dar um toque especial em diferentes locais, mas combinadas a outros enfeites, elas se tornam um verdadeiro luxo.

Para esse enfeite, você vai precisar de taças de vidro, ramos e flores naturais ou artificiais e vela do tamanho e cor de sua preferência.

Modo de fazer: Coloque as taças sobre a mesa, viradas de cabeça para baixo. Coloque ramos ou flores no interior da taças e fixe a vela sobre a base. Durante o jantar, acenda as velas e aproveite a delicadeza dessa combinação. Essa e outras ideias podem ser encontradas no link: https://casaefesta.com/decoracao-da-mesa-de-natal-25-ideias-para-voce-se-inspirar/

Boneco de neve com bolinhas de isopor

Bonequinhos de neve remetem ao frescor do Natal. Eles podem adquirir tamanhos diferentes e podem ser usados para decoração da mesa ou da árvore de Natal. Para a confecção do bonequinho de neve, você vai precisar de duas bolinhas de isopor, cola para isopor, tecido velho ou feltro.

Modo de fazer: Cole as bolinhas, uma sobre a outra para formar o corpo e a cabecinha do boneco. Com o tecido, faça um pequeno gorro e um cachecol e fixe na peça. Com a ajuda da caneta piloto ou hidrocor, dê um rostinho bem meigo ao bonequinho. Para enfeite de mesa, é preciso cortar a parte inferior da peça para que fique reta e não caia. Para enfeitar a árvore, as bolinhas precisam ser menores e você pode fixar um barbante na cabecinha do boneco para pendurar.

Diversos modelos de bonecos de neve podem ser encontrados no link a seguir http://www.artesanatoereciclagem.com.br/2061-como-fazer-boneco-de-neve-passo-passo-e-modelos.html

Kátia Elaini Pereira da Silva


Ainda falta um certo tempo para as festas de fim de ano, mas todo mundo sabe o trabalho que dá organizar tudo. Por isso nunca é cedo demais para começar a planejar.

A melhor época do comércio nacional é também a mais turbulenta para os brasileiros, nesta época há a expectativa de reunir toda a família, por isso todos querem deixar a casa o mais acolhedora possível.

Durante o natal a casa segue a decoração tradicional com as cores vermelho e dourado, o momento pede por tradição. Mas após o natal o clima muda completamente, e a decoração da casa costuma mudar junto.

A grande expectativa passa a ser a chegada do novo ano, com esperanças de mudanças, novos caminhos, e talvez um novo emprego. A data passa a representar um clima totalmente enérgico, o que permite uma decoração totalmente diferente e com novas cores.

Embora o branco seja queridinho da virada do ano, a decoração não precisa ficar presa nele. O brasileiro está cada vez mais preocupado com a combinação de cores e a harmonia delas, prova disso é que o mercado de tintas está em plena expansão.

Se a intenção for realmente sair do branco, há diversas cores que podem ser usadas para o substituir, isso vai depender do gosto individual e o que se deseja passar para os convidados. Cada cor possui aquilo que chamamos de “cor complementar”, sendo uma espécie de cores que combinam quando associadas, e são capazes de transmitir uma harmonia visual. Uma boa aposta para a decoração de ano novo talvez seja aplicar esse recurso. Você pode conferir dicas de combinações com cores complementares em ambientes clicando aqui.

Em geral as cores mais usadas nesta data são o amarelo, que é associado à riqueza, poder. Dourado é uma variação.

O verde também pode ser usado passando a sensação de esperança para o novo ano, além de transmitir virilidade. O salmão é associado à felicidade, e pode dar um toque acolhedor. Por fim temos o prateado, ligado a novidades, novas tecnologias e ao moderno; certamente traduz o sentimento do ano novo.

Mas não deixe a decoração se basear somente em cores, objetos dos mais diversos podem ser incorporados à decoração. Usar rendas para cobrir a mesa pode deixar o ambiente desde descolado a sofisticado.

Usar gliter colado em galhos finos e distribuir pela casa pode dar aquele toque diferente. Além disso, usar relógios antigos e modernos pode ser uma boa sacada, e não esquecendo das tradicionais velas, que podem ser colocadas dentro de copos de vidro por exemplo.

Enfim, o mais importante em qualquer decoração é transmitir uma mensagem, a sua mensagem. Pense no que quer transmitir na data e no perfil dos seus convidados, de nada servirá a mais bela decoração se não estiver em harmonia com o anfitrião.

Por Fhilipe Pelájjio





CONTINUE NAVEGANDO: