Atualmente a mídia está falando muito sobre economia de água, pois recentemente algumas cidades passaram por problemas nas usinas ocasionados por falta de chuva e outros fatores.

O problema das pessoas, é que além de não economizarem água, elas também não realizam outros procedimentos corretamente, como a limpeza de uma caixa d'água, por exemplo.

Uma caixa d'água bem limpa contribui tanto para a saúde quanto para a uso correto da água para o bem de todos. Acompanhe agora algumas dicas para você realizar a limpeza correta de sua caixa d'água:

1. Feche bem o registro de sua caixa d'água um dia antes da limpeza dela. Consuma a água que ficar na caixa d'água, deixando apenas uma pequena quantidade para a limpeza.

2. No dia seguinte, com a água que sobrou, utilize uma esponja nova ou uma escova de cerdas macias nova e passe-a no fundo, nos cantos e dos lados da caixa d'água até tirar toda a sujeira. Limpe também a tampa dela. Não utilize nenhum tipo de produto de limpeza como detergentes, sabões, etc.

3. Retire toda a água suja com um balde, enxugando ela depois com panos limpos.

4. Depois de toda a limpeza, abra o seu registro de água novamente e deixe a caixa d'água encher por completo. Quando ela estiver cheia, acrescente 1 litro de água sanitária, sendo que essa quantidade deve ser equivalente para cada 1.000 litros de água.

5. Depois desse processo, feche o registro de água e deixe a caixa de molho na água sanitária por duas horas, sem utilizar a água. Depois desse período, esvazie a caixa toda. Não precisa jogar essa água fora, pois ela poderá servir para desinfetar os canos, ou para lavar seu banheiro, sua cozinha ou o seu quintal.

6. Depois, feche bem a caixa d'água, verificando se a tampa dela está limpa, bem ajustada e tampada. Agora, é só abrir o registro e usar a água normalmente.

Por Daniela Almeida da Silva


Para que seu computador dure mais, deve ser periodicamente limpo. O excesso de poeira é uma das causas de problemas como superaquecimento, que pode causar a danos irreparáveis em sua máquina.

Algumas dicas fáceis e rápidas mantém seu aparelho em ordem:

  • Desligue o computador e os cabos antes da limpeza;
  • Abra o gabinete e limpe a poeira visível, retirando qualquer obstrução;
  • Procure comprar uma lata de ar comprimido, encontrada em lojas de informática, para "soprar" a poeira em locais de difícil acesso;
  • Limpe todo o interior do CPU, principalmente os lugares perto da ventilação;
  • As portas USB devem ser limpas com um cotonete embebido em álcool. Não devem ser utilizados cotonetes nas das placas de rede, pois os fiapos de algodão podem acarretar problemas;
  • Depois é só fechar o gabinete e reconectar os cabos.  Espere por uma hora antes de ligar tudo.

Essa limpeza geral deve ser feita pelo menos uma vez por ano.

Por Monique Mota


Teve sua origem em meados da década de 70,  para alívio de muitas pessoas que necessitam utilizar óculos de grau mas acabam não se adaptando, ou preferem dispor de maior estética, que as lentes coloridas proporcionam, e até mesmo com a função de corrigir problemas maiores de visão.

Mas toda esta vantagem requer cuidados especiais:

  • sempre lavar as mãos antes de manusear as lentes;
  • nunca lave as lentes com água, pois ela necessita de propriedades especificas para serem limpas que somente produtos indicados ao tipo da lente podem oferecer;
  • sempre guardá-las em estojos e soluções próprias para evitar seu ressecamento e infecção por bactérias;
  • ao tirá-las sempre lavá-las, enxaguá-las e desinfetá-las;
  • quando retirar as lentes do estojo, jogue fora o liquido, lave-o e espere secar naturalmente, para quando for guardá-las novamente esteja pronto para o uso.

As lentes devem somente ser usadas com a orientação de um profissional.


O ferro elétrico pode ser limpo de uma maneira simples, rápida e pratica, sem os velhos hábitos de utilizar produtos abrasivos como  palha de aço ou bombril, que tiram a sujeira no momento mas logo ela volta a aparecer.

A dica é limpar, com o ferro desligado e frio, a sua base com um pano umedecido em água e detergente neutro. Em seguida, seque-o bem e passe uma pequena quantidade de cera incolor de automóvel e por fim, deve-se enxugá-lo levemente com um pano seco.

Ele ficará como novo!!!


Lavar roupas é um trabalho continuo na vida de qualquer pessoa. Mas com planejamento e criatividade pode-se otimizar o tempo demandado para esta necessidade.

A todo tempo surgem novas peças para serem lavadas, por isso separá-las de maneira correta é o primeiro passo a ser seguido: roupas brancas, pretas e coloridas devem ser lavadas separadamente.

Além de observar os tipos de tecidos e dar maior atenção ao que está indicando na etiqueta.

Camisetas de futebol devem estar do lado do avesso. Para obter uma lavagem homogênea para as peças íntimas, pode-se colocá-las em fronhas velhas ou bolsas destinadas especificamente a este fim – já existem produtos como este no mercado.

Planejar e adaptar-se a um hábito constante fará o momento de ‘lavar roupas’ o mais agradável e rápido possível.


Os computadores e laptops são acessórios básicos e necessários do homem moderno, e justamente por isso também merecem um pouco mais de atenção e cuidado.

Para sua limpeza basta um simples pano limpo, flanelinha, ou simplesmente lenços umedecidos (aqueles dos bebês) e um pouco de água, ou produtos específicos para limpar computadores. A limpeza do monitor exige cuidado, principalmente as dos laptops que possuem uma camada fina de proteção.

Primeiramente, passa-se um pano seco para retirar o pó, após, basta umedecer um pano limpo e passar levemente sobre a tela, ou se optar por utilizar um produto específico, aplique o produto em um pano e depois passe na tele, para evitar manchas e estragos maiores.

Para a limpeza do teclado é necessário muita paciência, pois o melhor a fazer é passar o pano umedecido em cada tecla e, para completar, utilizar um ‘pincelzinho’ para passar entre as teclas, assim todo o acumulo de poeira e sujeira são eliminados.

Os gabinetes e cases de laptops são os mais simples para limpar, pois não exigem muitos detalhes, por isso o uso de panos úmidos – com água e sabão – resolverão o problema.

Para manter sempre limpo o PC e com aparência de novo, após esta faxina completa, existem produtos específicos encontrados facilmente em supermercados e lojas de escritório.





CONTINUE NAVEGANDO: