Peças coloridas e escuras desbotam, brancas ficam amareladas ou esverdeadas. Para evitar ou prolongar o surgimento destes efeitos, trazemos aqui dicas que auxiliarão na lavagem de tais roupas:

Tons amarelados/esverdeados de roupas brancas: faça uma pasta de vinagre de álcool branco e bicarbonato de sódio e espalhe sobre a mancha, deixando descansar por uma hora, lave normalmente logo após e verá que a macha sairá facilmente;

Desbotamento: misturar na água da máquina um pouco de sal, pois ele impede que o corante das roupas dissolvam-se, evitando que a tinta se dilua;

Aspecto velho de roupas estampadas: utilizar produtos específicos para peças estampadas e lavá-las sempre no modo mais lento e para roupas sensíveis, pois o alto grau de agitação e movimentação da máquina rompe as fibras, deixando-as sobressair sobre o estampado e dando o aspecto de velhas;

No geral, sempre acrescentar um pouco de sal ou vinagre no momento da lavagem ou enxágüe evitará os problemas futuros de manchas com as peças.


Lavar roupas é um trabalho continuo na vida de qualquer pessoa. Mas com planejamento e criatividade pode-se otimizar o tempo demandado para esta necessidade.

A todo tempo surgem novas peças para serem lavadas, por isso separá-las de maneira correta é o primeiro passo a ser seguido: roupas brancas, pretas e coloridas devem ser lavadas separadamente.

Além de observar os tipos de tecidos e dar maior atenção ao que está indicando na etiqueta.

Camisetas de futebol devem estar do lado do avesso. Para obter uma lavagem homogênea para as peças íntimas, pode-se colocá-las em fronhas velhas ou bolsas destinadas especificamente a este fim – já existem produtos como este no mercado.

Planejar e adaptar-se a um hábito constante fará o momento de ‘lavar roupas’ o mais agradável e rápido possível.





CONTINUE NAVEGANDO: