Como Escolher Colchão – O Que é e Como Calcular a Densidade Ideal



  

Saiba aqui algumas dicas para escolher o colchão ideal para você.

Como foi a sua noite de sono? Ruim? Acordou com o corpo, principalmente as costas, doendo? Isso pode ser problema do seu colchão. A compra de um colchão está longe de ser apenas por conta do tamanho, aparência e preço. Confira abaixo algumas informações básicas antes de adquirir um.

O principal item que devemos verificar antes de comprar um colchão, é se ele vai ser de espuma ou de molas. Este item está ligado diretamente ao peso da pessoa que estará dormindo nesta cama e ambos possuem as suas normas descritas no INMETRO e na ABNT.

No caso do colchão de espuma, quanto mais peso sobre ele, maior deve ser a densidade, assim, um peso menor deve ter uma densidade mais baixa. No caso de cama de casal, a espuma deve ter a densidade referente a pessoa com o maior peso e altura.

A densidade é medida conforme o peso de espuma por metro quadrado. ou seja, o peso de um "bloco" de espuma com 1 metro de largura e um metro de altura. No caso da espuma com densidade 33, "D33", o peso deste bloco é de 33 quilos e suporta o peso que vai de 75 a 95 quilos. Normalmente, esta e outras 3 (três) medidas de densidade são encontradas nas lojas. Começa na D23, que pesa 23 quilos por m² e que é indicado para pessoas de 1 a 50 quilos; D28, 28 quilos por m², para suportar um intervalo de peso entre 50 e 75 quilos; e D45, 45 quilos por m², que vai de 95 a 115 quilos suportados.





No caso de uso de molas nos colchões, encontramos as chamadas "molas pocket Bonnel", que são extra macias e as "molas Bonnel", que são macias e indicadas para pessoas de 1 a 90 quilos. As "molas Superlastic" já são um pouco mais rígidas e são indicadas para as pessoas de 1 a 110 quilos. O termo chamado LFK é usado para as molas com rigidez mais firmes. Finalizando, as "molas Miracoil", com rigidez extra firme, são indicadas para pessoas de 1 a 150 quilos. Para os casais, a regra é a mesma dos colchões de espuma, a escolhida é feita pela pessoa mais "pesada".

Existem colchões ortopédicos, de água ou a ar e os colchões de visco elástico, que foi criado pela NASA, mas antes de trocar o colchão, que geralmente tem uma vida útil de 10 anos, consulte um médico se você estiver dormindo mal.

Por Fernando Dias



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *