Como fazer uma boa redação



  

Um bom texto precisa ter textualidade, que é a soma de coesão e coerência. Além de apresentar a estrutura de Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

A realização de uma boa redação sempre foi um problema para muitas pessoas. Nesta semana estudantes de todo Brasil realizarão as provas do temido Enem. Dentre tantas questões de muitas disciplinas, a redação amedronta muitos candidatos. O tema é sempre surpreendente, mas o problema maior está no fato de a maioria dos alunos não conseguirem estruturar seu texto e assim não atingem uma nota satisfatória.

Pois bem, se você se inclui nesse grupo de pessoas que apresentam dificuldades na hora de escrever uma redação, observe as dicas abaixo.

Em primeiro lugar, um texto para ser considerado bom precisa de textualidade, que vem a ser a soma de coesão e coerência. A coesão se dá pelo uso das palavras nomeadas “conectivos” que ligam as palavras e ideias, são as conjunções, preposições, pronomes. Já a Coerência é o posicionamento de ideias que vai do início ao fim.

A redação mais pedida é a do tipo expositiva argumentativa, em que você deve usar argumentos coerentes ao longo do texto.

Um texto bem estruturado é formado de: Introdução, desenvolvimento (dois parágrafos) e conclusão (atualmente chamada proposta de intervenção).





Introdução: por ser o primeiro parágrafo, como o próprio nome já diz ela deve introduzir o assunto e para isso o tema deve ser citado, porém em outras palavras. Além do tema, coloque dois argumentos (que serão desenvolvidos no desenvolvimento) e uma dica sobre a conclusão. Ou seja, a introdução é um resumo do texto, mas tudo deve estar bem conectado.

Desenvolvimento: Deve ser composto por dois ou três parágrafos, nunca menos que dois, pois é a parte em que você explica melhor, desenvolve os argumentos. Procure fazer uma separação através dos parágrafos. Ex: em um parágrafo você argumenta a favor, no outro contra.

Conclusão: você pode voltar a citar o tema e com base nos argumentos desenvolvidos. Procure uma solução inteligente e viável para o assunto.

Procure escrever até 30 linhas e distribua bem os parágrafos de modo que os parágrafos fiquem uniformes. Além disso, escreva sempre de forma impessoal, nunca se coloque no assunto, como “acho, concordo”. Use “pensa-se, concorda-se”.

Com estas dicas você poderá realizar uma boa redação, mas procure ler muito, pois isso ajuda muito na hora de colocar as ideias no papel.

Por Sirlene Montes



1 comentário em “Como fazer uma boa redação

  • Post com várias informaçoes valiosas e muito legal seu website. Cheio de post que instigam a navegar sem parar e descobrir a fazer várias coisas. 🙂

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *