Normas da ABNT – Dicas para formatação de textos



  

Trabalhos acadêmicos exigem certas normas que devem ser seguidas de maneira correta.

Como se não fosse difícil o suficiente escrever um trabalho acadêmico existe um ponto que leva ao desespero a maioria dos alunos: a formatação do texto. Todo trabalho deve ser formatado de acordo com as famosas normas da ABNT, que regulamentam todos os aspectos possíveis desde a capa ao espaço entre linhas.

Comecemos listando os itens que costumam aparecer numa monografia, um dos tipos mais comuns de trabalho no mundo acadêmico. Alguns desses elementos são obrigatórios: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo (um na língua mãe do autor e outro em língua estrangeira, como o inglês), sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.

Já os obrigatórios são muitos: lombada, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, listas (de ilustrações, tabelas, siglas, etc), sumário, glossário, apêndice, anexo e índice.

Os professores podem exigir alguns dos itens opcionais ou dispensar alguns dos obrigatórios, portanto essa lista serve só de orientação.





Algumas partes dos trabalhos devem conter informações especiais: a capa, por exemplo, precisa do nome do autor ou autores, título da monografia e o nome da cidade e ano na parte inferior da página. A folha de rosto repete informações da capa (nome do autor, título, cidade e ano) e algumas a mais: uma descrição com o objetivo do trabalho acadêmico e o nome do professor orientador.

Outra parte importante é o sumário, esse é uma lista das páginas e partes do trabalho.

Quanto a formatação ela deve ser justificada com parágrafo de 1cm a partir da margem esquerda. As margens devem ter 3cm na superior e esquerda e 2cm na inferior e direita. Durante o texto a fonte pode ser Arial ou Times New Roman tamanho 12 de cor preta, os títulos das seções podem ser em negrito em letras maiúsculas.

O espaçamento entre linhas é de 1,5cm no trabalho inteiro, só muda para simples durante citações, legendas, referências bibliográficas (aparecem no fim do trabalho) e na descrição contida na folha de rosto.

Por Gizele Gavazzi



1 comentário em “Normas da ABNT – Dicas para formatação de textos

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *