Dicas de decoração para as festas de final de ano



  

Ainda falta um certo tempo para as festas de fim de ano, mas todo mundo sabe o trabalho que dá organizar tudo. Por isso nunca é cedo demais para começar a planejar.

A melhor época do comércio nacional é também a mais turbulenta para os brasileiros, nesta época há a expectativa de reunir toda a família, por isso todos querem deixar a casa o mais acolhedora possível.

Durante o natal a casa segue a decoração tradicional com as cores vermelho e dourado, o momento pede por tradição. Mas após o natal o clima muda completamente, e a decoração da casa costuma mudar junto.

A grande expectativa passa a ser a chegada do novo ano, com esperanças de mudanças, novos caminhos, e talvez um novo emprego. A data passa a representar um clima totalmente enérgico, o que permite uma decoração totalmente diferente e com novas cores.

Embora o branco seja queridinho da virada do ano, a decoração não precisa ficar presa nele. O brasileiro está cada vez mais preocupado com a combinação de cores e a harmonia delas, prova disso é que o mercado de tintas está em plena expansão.

Se a intenção for realmente sair do branco, há diversas cores que podem ser usadas para o substituir, isso vai depender do gosto individual e o que se deseja passar para os convidados. Cada cor possui aquilo que chamamos de “cor complementar”, sendo uma espécie de cores que combinam quando associadas, e são capazes de transmitir uma harmonia visual. Uma boa aposta para a decoração de ano novo talvez seja aplicar esse recurso. Você pode conferir dicas de combinações com cores complementares em ambientes clicando aqui.

Em geral as cores mais usadas nesta data são o amarelo, que é associado à riqueza, poder. Dourado é uma variação.





O verde também pode ser usado passando a sensação de esperança para o novo ano, além de transmitir virilidade. O salmão é associado à felicidade, e pode dar um toque acolhedor. Por fim temos o prateado, ligado a novidades, novas tecnologias e ao moderno; certamente traduz o sentimento do ano novo.

Mas não deixe a decoração se basear somente em cores, objetos dos mais diversos podem ser incorporados à decoração. Usar rendas para cobrir a mesa pode deixar o ambiente desde descolado a sofisticado.

Usar gliter colado em galhos finos e distribuir pela casa pode dar aquele toque diferente. Além disso, usar relógios antigos e modernos pode ser uma boa sacada, e não esquecendo das tradicionais velas, que podem ser colocadas dentro de copos de vidro por exemplo.

Enfim, o mais importante em qualquer decoração é transmitir uma mensagem, a sua mensagem. Pense no que quer transmitir na data e no perfil dos seus convidados, de nada servirá a mais bela decoração se não estiver em harmonia com o anfitrião.

Por Fhilipe Pelájjio



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *