Vestibular 2014 – Como Fazer uma boa Redação



  

Você é daqueles candidatos que torce para ir bem na prova, mas no momento da redação entra em pânico ou, no mínimo, tem aquele sentimento de insegurança?! Se sim, então acabe com todo esse medo, e aprenda a produzir uma boa redação. É o que propõe os especialistas em Linguística. Esse projeto consiste na divulgação, através de uma revista, de 5 redações realizadas por candidatos do Vestibular de Inverno 2013, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na região dos Campos Gerais, no Paraná.

Essas redações foram avaliadas e explicadas pelos especialistas, os quais buscam auxiliar não apenas os candidatos às vagas para a UEPG, como também, àqueles que necessitam dessa orientação, seja para fins profissionais ou que envolvam o próprio vestibular. Essas revistas foram distribuídas em bibliotecas de escolas públicas e particulares da região, e estarão disponíveis pela internet, até o final do mês de outubro.

As 5 produções textuais serão muito úteis aos estudantes, já que constam todos os exemplos possíveis do que pode ou não ser feito na redação. O tema apresentado nesse vestibular tratava-se sobre “Herói”. Para isso foram apresentados três ideias: a primeira constava de uma charge de Joaquim Barbosa, o Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), com o enunciado “o verdadeiro herói do martelo”. Já, a segunda levantava um questionamento “quem merece ser chamado de herói?”.

E, por último foram apresentados os heróis que teriam feito a diferença na vida de alguém. A redação deveria ser elaborada na forma dissertativa-argumentativa, de modo a trabalhar as propostas, e apresentar firmes argumentos.





Foto: Divulgação

De todas as 5 redações, apenas uma apresentou perfeita construção textual e de ideias. O candidato soube apresentar e defender seus argumentos de forma clara, organizada e pontual. Logo, sua nota foi acima da média.

Já, a segunda redação, o estudante conseguiu alcançar a média, mas não soube apresentar argumentos. No caso do terceiro candidato, este ficou abaixo da média, pois não conseguiu mostrar seu domínio com a escrita, além da falta de informação no texto. Os outros dois candidatos zeraram a redação. Para saber mais fique atento ao site da UEPG!

Por Karen Igari



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *