Como evitar enjoos nas viagens



  

Estamos em plena alta temporada de verão e milhares de pessoas fazem as malas para viajar para aquele lugar tão sonhado. No entanto, para algumas pessoas o trajeto da viagem costuma ocasionar enjoos, mal estar, náuseas, vômitos, dor de cabeça e sudorese.  

Esse problema tem a denominação de doença do movimento e costuma ter mais incidência em mulheres e crianças de 02 a 12 anos, durante as viagens de carro, barco ou avião. O problema raramente aparece nos idosos. Como os motoristas têm visão centrada na estrada, é muito difícil de serem afetados.

Segundo especialistas, a doença do movimento ocorre por uma resposta normal devido a um estímulo incomum, porque o cérebro entra em conflito devido a diversos estímulos visuais e sonoros que recebe durante a viagem.





Para evitar ou diminuir os sintomas, existem medicações que podem ser tomadas antes da viagem, mas costumam causar sonolência. Por isso nunca faça uso de qualquer remédio sem indicação médica.

O melhor controle da doença do movimento é a prevenção: evite ler durante a viagem, alimente-se pouco antes da partida, evite refrigerantes e bebidas alcoólicas e procure manter os olhos fechados ou deitar-se. Se os sintomas aparecerem durante a viagem de carro, procure fazer uma parada por alguns minutos ou abra a janela para melhorar a ventilação.

Por Selma Isis

Fonte: Jaime Rocha (CRM 17.227), infectologista e especialista em Medicina do Viajante do Bronstein Medicina Diagnóstica /DASA.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *